logo-preto-monocromático

CENTENÁRIO DE GYöRGY LIGETI

decorrer no cineteatro lagoense Francisco d´Amaral Almeida, um concerto comemorativo do centenário de György Ligeti, numa iniciativa da Associação Cultural Arquipélago Cromático, que no concelho de Lagoa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

De acordo com a entidade promotora, este concerto insere-se num “Ciclo de Concertos Homenagem”, tendo como principal objetivo homenagear personalidades e compositores de relevo tanto a nível nacional, como internacional. O primeiro evento desta ação é dedicado ao compositor György Ligeti, que celebra, este ano, o seu centenário.

De origem judaica, György Ligeti é um compositor marcante da história da música do século XX, que teve na sua vida e obra a forte marca da perseguição. Assim, segundo a Associação Cultural Arquipélago Cromático: “homenagear Ligeti é também homenagear todos aqueles que continuam a experienciar os paradigmas da intolerância, da não aceitação e do desrespeito pela liberdade”.

No que se refere ao programa deste momento musical, o concerto irá iniciar com a peça “6 Bagatelas”, da autoria do próprio homenageado, seguida de um excerto da obra “10 Peças para Quinteto de Sopros”, peça característica de uma fase de transição na escrita de Ligeti. O programa segue com a obra “Cinco Elegias”, do compositor português Eurico Carrapatoso, em que este homenageia cinco compositores. Finalmente, o concerto encerra com um elemento comum à obra de Ligeti e à obra de Carrapatoso, Béla Bartók, compositor a quem ambos dedicam a sua homenagem.

De salientar que, a associação cultural Arquipélago Cromático fundada, recentemente, em São Miguel, pretende assumir-se como um agente promotor da cultura no arquipélago dos Açores, dinamizando, valorizando e fomentando o meio musical na região, trazendo, assim, ao público micaelense uma diversidade de sonoridades e estéticas. Por outro lado, esta associação apoia o desenvolvimento de diversos agrupamentos musicais, que partilham a dedicação à música erudita, entre eles, o Quinteto Harmonia, um quinteto de sopros de formação clássica composto por flauta; oboé; clarinete; fagote e trompa. Neste ciclo de concertos a organização conta com o apoio da Fundação GDA e dos municípios de Lagoa, Ponta Delgada e Ribeira Grande.